Apresentação da Tenda dos USA
“Todas as nações, congreguem-se; e, povos, reúnam-se; quem dentre eles pode anunciar isto e fazer-nos ouvir as predições antigas?” Isaías 43:09
Os Estados Unidos são uma nação cristã: isso sempre foi um axioma político, principalmente para os conservadores. Até mesmo alguém que vive sem Deus e sem moral como o 45º presidente, Donald Trump sente a necessidade de exaltar a ideia, da boca para fora. Na Christian Broadcasting Network, em 2020, ele resumiu sua própria posição teológica com a seguinte frase: Deus é o Máximo. E na mente conservadora, a cristandade estadunidense há muito tempo se encaminha para a raça branca. A direita aprendeu, durante a segunda metade do século XX, a falar sobre essa conexão usando abstrações como valores judaico- cristãos, juntamente com a conversa sobre raça codificada, para que os eleitores soubessem de que lado estavam.
Mas a mudança está ocorrendo, e os dados demográficos dos EUA estão se transformando, com possíveis consequências de grande alcance. Alguns tempos atrás, em um relatório intitulado America’s Changing Religious Identity (A identidade religiosa em mudança dos Estados Unidos, em tradução livre), a organização de pesquisa não partidária Public Religion Research Institute (PRRI) concluiu que os cristãos brancos agora são minoria na população dos EUA.
Da Suécia para os Estados Unidos e daí para o Brasil Gunnar Vingren e Daniel Berg nasceram em uma época difícil na história da Suécia. Entre 1867 e 1886, quase 450 mil suecos deixaram o país por causa da escassez de alimentos e de empregos. A maioria imigrou para o meio-oeste dos Estados Unidos.
Era a chamada “febre dos Estados Unidos”. Embora a situação tivesse melhorado, Daniel viajou para lá em 1902, com 18 anos, e Gunnar, no ano seguinte, com 24. Os dois se conheceram em uma igreja sueca em Chicago, no ano de 1909, dez anos depois da morte do famoso evangelista Dwight L. Moody, que viveu naquela cidade. A essa altura, Gunnar já tinha feito teologia em um seminário batista sueco e pastoreava uma igreja em Menominee, no Michigan, e Daniel trabalhava em uma quitanda em Chicago. Em uma conferência realizada na Primeira Igreja Batista Sueca de Chicago, Gunnar passou pela experiência do chamado batismo com o Espírito Santo e falou em línguas.
A partir daí, começou a pregar a doutrina pentecostal; porém, metade da igreja de Menominee não o quis mais como pastor. Assumiu, então, o pastorado de outra igreja batista sueca, dessa vez em South Bend, na fronteira de Indiana com Michigan, e a transformou em uma igreja pentecostal. Uma de suas ovelhas era Adolf Ulldin, que, pouco depois, anunciou-lhe o que ouvira da parte de Deus a respeito de seu ministério além-mar. Por inspiração do Espírito Santo, Daniel foi visitar Gunnar em South Bend e ali ouviu a mesma profecia, que também foi dirigida a ele.
Em obediência à orientação recebida, ambos viajaram para Nova York e lá encontraram, de fato, o navio Clement, que sairia na data indicada por Adolf: 5 de novembro de 1910. Por falta de recursos, compraram uma passagem de terceira classe. Duas semanas depois, com miseráveis 90 dólares no bolso, desembarcaram em Belém do Pará, sem saber uma palavra em português e sem alguém para recebê-los no porto. Assim começou a obra das Assembleias de Deus no Brasil.
Acabou o Gás o Chiquinho Gás vai até você com outro Gás
Seu carro parou chame o Jussimar ele vai te buscar
Conheça a Churrascaria Espeto na Brasa e saborei o melhor Churrasco do Local
Vai construir ou reformar a Nortão ajuda você a economizar
Procurando Marmore . Fim da procura a Marmoria Boa Vista tem o Melhor preço
Vai Forrar sua casa a DESOUZA faz pra você
Precisando de Brindes . Aqui tem com qualidade e preço
Precisando de óculos a JD CAMARGO CUIDA DA SUA SAÚDE VISUAL
Fonte:
Data: 01/08/2023