Apresentação da Tenda do Paraguai
Então, lhes disse: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (Lucas 10:2).
A Secretaria de Missões da Assembleia de Deus de Cuiabá e Região (SEMADECRE) é representada na cidade de Curuguaty, no Paraguai, pelo missionário, pastor Elizeu Ferreira. A cidade fica a 260 Km da cidade de Assuncion, capital do Paraguai e faz divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul. O significado; Curuguaty; vem do guarani, que em uma tradução literal pode se entender como local do curuguá, nome de uma planta na região.
O nome Paraguai, é do tupi-guarani paraguá-i faz referência ao rio da região, cujo nome oficial é República do Paraguai, é um país localizado na América do Sul. Junto com a Bolívia é um dos dois países do continente que não tem saída para o mar. Faz fronteiracom a Argentina, Bolívia e Brasil.
A partir de 1970, começou a imigração maciça de brasileiros para o Paraguai, se estima que existam 459.000 brasileiros no Paraguai, os dados de censos mais recentes, se referem a 98.000 brasileiros em situação legal e a imprensa vem trabalhando comuma cifra de 350.000 não regularizados.
Os brasiguaios são brasileiros (e seus descendentes) estabelecidos em território da República do Paraguai, em áreas fronteiriças com o Brasil, principalmente nas regiões chamadas Canindeyú e Alto Paraná, no sudeste do Paraguai.
O Paraguai é o segundo país onde mais vivem brasileiros no exterior, superando o Japão e ficando atrás apenas dos Estados Unidos. E quem diz isso são justamente brasileiros que vivem do outro lado da fronteira e que se sentem ofendidos com os estereótipos atribuídos ao país vizinho.
O Paraguai é o único país das Américas onde a maior parte da população fala uma única língua nativa. O guarani é um idioma, originalmente uma língua indígena do sul da América do Sul, falada pelos povos da etnia tupi-guarani na Argentina, na Bolívia, no Brasil e no Paraguai (onde é a segunda língua oficial). Surgiu a partir do guarani antigo.
Nos últimos anos diversos grupos tentam reavivar o guarani no Paraguai, ele ainda é atrelado a um estigma social e possui um passado recente de repressão.
Visto como uma língua vulgar e inferior ao espanhol por parte da população, o guarani tem uma longa trajetória de repressão no Paraguai.
Acabou o Gás o Chiquinho Gás vai até você com outro Gás
Seu carro parou chame o Jussimar ele vai te buscar
Conheça a Churrascaria Espeto na Brasa e saborei o melhor Churrasco do Local
Vai construir ou reformar a Nortão ajuda você a economizar
Procurando Marmore . Fim da procura a Marmoria Boa Vista tem o Melhor preço
Vai Forrar sua casa a DESOUZA faz pra você
Precisando de Brindes . Aqui tem com qualidade e preço
Precisando de óculos a JD CAMARGO CUIDA DA SUA SAÚDE VISUAL
Fonte:
Data: 02/08/2023