Projeto Ribeirinhos - povo carente de ouvir o Evangelho

Projeto Ribeirinhos - povo carente de ouvir o Evangelho

Projeto Ribeirinhos - um povo carente de ouvir a palavra de Deus

“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra” (Atos 1:8).

Os Ribeirinhos são os povos que vivem às margens dos rios Cuiabá, Mutum e outros. A Igreja Evangélica Assembleia de Deus, através de sua Secretaria de Missões (Semadecre), criou o Projeto Ribeirinhos com o propósito de alcançar esses moradores para o Reino de Deus por meio da pregação da poderosa palavra de Deus. Um breve estudo realizado pelo Departamento de Marketing e Mídia da Semadecre constatou-se que nestas regiões existe uma grande população que mora as margens dos rios e vivem a partir dos frutos dados pela natureza. Eles sobrevivem da pesca, caça, agricultura e comercio de pequenos produtos artesanais fabricados na própria região.

Rio Cuiabá no estado de Mato Grosso, região de Barão de Melgaço.

Esta população, em sua grande maioria, se mantêm completamente isoladas, do desenvolvimento das grandes cidades. Os povos ribeirinhos são considerados comunidades tradicionais devido ao seu modo de vida, baseado no uso e na conservação dos recursos naturais e da biodiversidade do ambiente em que vivem; além de se auto reconhecerem desta maneira, caracterizando um empoderamento sobre seus saberes tradicionais, sua cultura e suas tradições.

Igreja de Porto Brandão as margens do Rio Cuiabá 

Fazem parte do Projeto Ribeirinhos as seguintes congregações: Templo sede de Barão de Melgaço, pastor Elias; Estância Arruda Pinto Ev. Fabio Proênça; Porto de Fora – Ev. Marcos Rodrigues; Fazenda Mimoso – Pr Rafael; Vila Recreio – Ev. Jonathan; Boca das Conchas – Pb. Aparecido; Cuiabá Mirim – Pb. Cecilio; e Porto Brandão que está sem obreiro, no momento.

Missionário Aparecido e esposa evangelizando os ribeirinhos

Muitos vivem abaixo da linha da pobreza, não dispondo de energia elétrica, água potável, assistência médica e escola para seus filhos. Grande parte dessa população são analfabetos ou com pouca escolaridade. São carentes de assistência religiosa. Os poucos que afirmam ter uma religião misturam crendices e fábulas com práticas animistas e rituais do catolicismo. O acesso a estas populações carentes de Deus só é possível com muita dificuldade. Mesmo assim essas pessoas, são muito acolhedoras e receptivas à Palavra do Evangelho de Cristo, só precisando de quem ministre a Palavra de Deus. A vida dos ribeirinhos do rio Cuiabá também é caracterizada pelo isolamento na época das enchentes. 


Novos convertidos do projeto ribeirinhos sendo batizados nas águas

No dia 19 de dezembro de 2022, a equipe de Marketing da Semadecre realizou uma visita missionária no setor de Barão de Melgaço e constatou que o pastor Elias Pereira de Souza e sua esposa irmã Ivete Andrade de Souza foram empossados naquele setor como missionários no dia 25 de maio de 2022. Neste pequeno período de tempo que está a frente daquele trabalho,  realizou uma grande reforma na estrutura arquitetônica da igreja, já trocou todas as janelas antigas, por janelas modernas de Brindex, a porta principal também  foi trocada, porta uma de Brindex. O púlpito foi modificado e por último reform o salão do refeitório ao lado da igreja, a fachada da igreja também está passando por uma modificação, tudo para que aquele templo se torne um local aconchegante e moderno para receber a população evangélica e os visitantes convidados.

Fachada antiga do templo sede de Barão de Melgaço antes da reforma 

Atual fachada do templo sede depois da reforma

No dia (24 Nov 2023) o pastor Elias Pereira, pastor do setor de Barão de Melgaço realizou o culto de ação de graças pela reforma e reinauguração do templo sede.

Pastor Silas presidente da Semadecre e pastor Elias pastor do Setor Barão de Melgaço

O evento contou com a presença do pastor Silas Paulo de Souza presidente do campo eclesiástico da Igreja Assembleia de Deus de Cuiabá e Região e presidente da Secretaria de Missões (Semadecre), do pastor Enésio Rondon, vice presidente, do pastor Jeremias de Brito, pastor do setor Santa Izabel, do pastor Gutemberg Brito Junior, secretário executivo da Semadecre.

Pastor Glaúcio da Semadecre; evangelista Wesley da Semadecre; pastor Halisson Rondon do setor Pedregal, pastor Ademir Ávila do setor Residencial Coxipó e pastor Joilson Souza do setor de Mimoso e demais convidados.

O pastor Elias tem uma longa vida dedicada a obra missionária. Em 1999 foi enviado pelo campo de Arenápolis/MT, para ser missionário no estado do PiauI, onde se tornou membro da Convenção CEADEP. Em 2003 foi enviado, como missionário para a cidade de Iberia no Peru, pela Convenção do Piaui.

Em fevereiro de 2009 retornou para o Brasil, campo de Jaciara/MT, onde dirigiu congregações até o ano de 2013. Em junho de 2013 retornou para o Peru para a cidade de Moquega, onde iniciou o um trabalho missionário com poucos crentes e deixou formada uma grande igreja naquele local. Em 2021 retornou ao Brasil para o campo de Cuiabá e em seguida foi indicado pelo pastor Silas para o setor de Barão de Melgaço onde se encontra até hoje.

COMO INVESTIR NA OBRA MISSIONÁRIA

Tendo consciência de nosso dever. Contudo, o apóstolo Paulo ensinou à igreja de Corinto que contribuir para a obra missionária é um investimento espiritual que Deus “credita” na “conta” dos doadores (2Co 9.6-8). Hoje não é diferente, pois a oferta que oferecemos para o sustento missionário, o Senhor a recebe com alegria.

Esse ato nos dá a certeza de que Ele irá suprir todas as nossas necessidades (Fp 4.19). Assim, investir na obra missionária é a certeza de que estamos ajuntando tesouros no céu (Mt 6.20,21).

 

ACESSE O SITE DA SEMADECRE - SEMADECRE.COM.BR - CONHEÇA NOSSOS MISSIONÁRIOS, LEIA AS NOTÍCIAS DO CAMPO MISSIONÁRIO. CONHEÇA OS PASTORES DOS SETORES DE CUIABÁ E REGIÃO, LEIA OS EVENTOS DOS SETORES E CONHEÇA NOSSOS PARCEIROS APOIADORES.

Fonte: SEMADECRE

Data: 12/12/2023



GALERIA DE FOTOS

Vídeos

Top