Projeto Pantanal - Missão evangelizar um povo isolado da sociedade
Projeto Pantanal – pantaneiro um povo isolado da sociedade.
O Pantanal situa-se no centro da América do Sul, compreende parte da Bolívia, do Paraguai e com maior extensão no Brasil, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O pantaneiro é um morador típico da região do Pantanal, que vivem com as condições oferecidas pela própria natureza, adaptando-se aos períodos das chuvas, que alagam a região por um longo tempo. Suas características são destacadas pela sua simplicidade, humildade e pelo seu íntimo contato com a natureza. Chamamos os moradores da região de pantaneiros pois eles são naturais do próprio Pantanal e carregam com orgulho essa cultura e regionalidade consigo.
Região alagadiça do pantanal Mato-grossense
Os pantaneiros são descendentes diretos dos bandeirantes e dos garimpeiros que viajavam em busca de ouro, prata e outros metais preciosos existentes na região. Logo após a tão famosa Guerra do Paraguai, muitas minas se esgotaram e os garimpeiros partiram para outras regiões. Os que decidiram ficar, se estabeleceram na região do Pantanal e desistiram da atividade de garimpo e passaram a se dedicar na criação de gado. Assim, os pantaneiros de hoje em dia são fruto da miscigenação dos indígenas, dos escravizados, dos garimpeiros e dos europeus que colonizaram o local naquela época.
Moradores da região do pantanal sendo evangelizados pela Semadecre. Pr Edivaldo, Pr Daniel e Pb. Raimundo.
Na região do pantanal existem dezenas de comunidades pantaneiras vivendo da pesca, caça, agricultura e extrativismo vegetal. Estas populações, em sua grande maioria, se mantêm completamente isoladas da civilização, principalmente na época das enchentes.
Congregação de São Pedro de Joselândia no coração do pantanal
Muitos vivem abaixo da linha da pobreza, não dispondo de energia elétrica, água potável, assistência médica e escola para seus filhos. São analfabetos ou com pouca escolaridade. São carentes de assistência religiosa. Os poucos que afirmam ter religião misturam crendices e fábulas com práticas animistas e rituais do catolicismo.
Equipe da Semadecre em viagem de visita as igrejas do pantanal.
O acesso a estas populações carentes de Deus só é possível com muita dificuldade. Mesmo assim essas pessoas, são muito acolhedoras e receptivas à Palavra do Evangelho de Cristo, só precisando de quem ministre a Palavra de Deus.
Congregação de Pimenteira. Pr Joilson e esposa.
Foi baseado nessa visão espiritual que o pastor Silas Paulo de Souza, presidente da Igreja Assembleia de Deus do campo eclesiástico de Cuiabá e Região e presidente da Secretaria de Missões (Semadecre) decidiu criar o projeto pantanal que visa enviar a esta região, missionário para pregar, discipular, ensinar a Palavra de Deus e fazer discípulos de Cristo para o crescimento, a edificação e o fortalecimento da Igreja de Assembleia de Deus na região do pantanal, sob a orientação do Espírito Santo de Deus.
Pastor Joilson evangelizando e realizando ação social para as crianças de Mimoso
A sede do projeto pantanal esta localizada no município de Mimoso distante cerca de 100 km de Cuiabá. O setor é pastoreado pelo pastor Joilson Souza e sua esposa irmã ( ) sendo coordenado e apoiado ´pela Secretaria de Missões de Cuiabá e Região (Semadecre). Fazem parte desse projeto as congregações de Barreiro Grande, São Pedro de Joselânia e Pimenteira.
Missionários da Semadecre evangelizando em pleno pantanal
Meio de transporte mais utilizado na região do pantanal
Semadecre realizando ação social em pleno pantanal
Seu Francisco tem mais de 100 anos de idade e agora se sente muito feliz por ter aceitado a Cristo como Salvador de sua Alma,
após ouvir a palavra de Deus, anunciada pelos missionários da Semadecre.
ACESSE O SITE DA SEMADECRE - SEMADECRE.COM.BR - CONHEÇA NOSSOS MISSIONÁRIOS, LEIA AS NOTÍCIAS DO CAMPO MISSIONÁRIO. CONHEÇA OS PASTORES DOS SETORES DE CUIABÁ E REGIÃO, LEIA OS EVENTOS DOS SETORES E CONHEÇA NOSSOS PARCEIROS APOIADORES.
Fonte: SEMADECRE
Data: 12/12/2023