Projeto Baixo Araguaia, Região dominada pelo catolicismo.

Projeto Baixo Araguaia, Região dominada pelo catolicismo.

 Projeto Baixo Araguaia – Região dominada pelo catolicismo.

“Eu os estou enviando como ovelhas no meio de lobos. Portanto, sejam astutos como as serpentes e sem malícia como as pombas.” (Mateus 10.16).

A região denominada de Baixo Araguaia, ou Vale do Araguaia, ou ainda “Vale dos Esquecidos”, como é chamada por alguns, compreende 15 municípios do Leste de Mato Grosso. Estes são os municípios a saber: Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Canabrava do Norte, Confresa, Luciara, Novo Santo Antônio, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada e Vila Rica.



Na Região do Baixo Araguaia, ou Vale do Araguaia, o catolicismo é muito forte no local. A igreja católica é muito atuante, chegando a controlar a população desses municípios. Na cidade de São Felix do Araguaia desde o ano de 1969, quando foi criada a Prelazia que a igreja católica, tem um poder influenciador  no convívio dos moradores dessa região.

Vale do Rio Araguaia – município de Santa Terezinha, divisa do estado de Mato Grosso com o Tocantins

O trabalho desenvolvido pela igreja católica nessa região, teve um impacto muito forte em diferentes áreas, entre elas a educação e principalmente a religiosidade que ficou marcante entre os moradores do Vale do Araguaia e os municípios circunvizinhos.

Cidade de São Felix do Araguaia – as margens do Rio Araguaia

Templo da Assembleia de Deus no Assentamento Porto Velho Baixo Araguaia

 
 

Culto de posse do pastor Benigno no Assentamento Porto Velho Baixo Araguaia

Diante dessas informações, por ser uma região dominada pelo catolicismo e muito carente de evangelização, que o pastor Silas Paulo de Souza, presidente da Igreja Assembleia de Deus do campo eclesiástico de Cuiabá e Região e presidente da Secretaria de Missões (Semadecre) decidiu, criar e apoiar o projeto Baixo Araguaia, que visa enviar aquela região, missionários para, evangelizar, pregar, discipular, ensinar a Palavra de Deus e fazer discípulos de Cristo para o crescimento, a edificação e o fortalecimento da Igreja de Assembleia de Deus, aos habitantes do Vale do Araguaia e cidades vizinhas, sob a orientação do Espírito Santo de Deus.

Batismo nas águas dos novos convertidos ano 2023.

Tomou posse no dia (11 Fev 2023), como missionário, pela Secretaria de Missões da Igreja Assembleia de Deus de Cuiabá e Região (Semadecre), o pastor Benigno Alves Ferreira, o qual estava congregando no setor da 2ª etapa do Pedra 90. O pastor Benigno foi indicado pela Semadecre, para assumir a comunidade missionária de Nova Esperança, no município de Santa Terezinha, no baixo Araguaia, no estado de Mato Grosso, cujo pastor presidente do setor é o pastor Joás. A comunidade fica localizada a 42 km da cidade de Santa Terezinha, num projeto de assentamento rural denominado de “Porto Velho” o qual era pastoreado, pelo pastor Jaime Ramos.

Pastor Joás empossano o pastor Benigno no assentamento Porto Velho em Santa Terezinha

Atualmente na região do Baixo Araguaia, os missionários da Igreja Assembleia de Deus e de outros ministérios evangélicos, tem desenvolvido um grande trabalho de evangelização, realizando cultos, visitas nas casas e comunidades carentes de ouvirem a pregação do Evangelho de Deus. Pois a missão é impactar, ensinar, discipular e transformar vidas pela poderosa mensagem da palavra de Deus.

 

ACESSE O SITE DA SEMADECRE - SEMADECRE.COM.BR - CONHEÇA NOSSOS MISSIONÁRIOS, LEIA AS NOTÍCIAS DO CAMPO MISSIONÁRIO. CONHEÇA OS PASTORES DOS SETORES DE CUIABÁ E REGIÃO, LEIA OS EVENTOS DOS SETORES E CONHEÇA NOSSOS PARCEIROS APOIADORES.

 

Fonte: SEMADECRE

Data: 18/12/2023



GALERIA DE FOTOS

Vídeos

Top